sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PORTAS ABERTAS



OLFATO

Esta porta é mais escancarada. (LEIA ANTES A PRIMEIRA PORTA, O PALADAR) Porque se o paladar precisa das mãos ou outro membro, não acontece o mesmo com o olfato. Entretanto há uma relação entre os dois. Os cheiros liberado pelos alimentos que ingerimos atingem as células olfatórias, fazendo com que o gosto dos alimentos seja uma combinação entre sabores e aromas, estimulando as células olfatórias, e o paladar, liberando uma maior quantidade de saliva.
No mundo contemporâneo, o olfato volta a ocupar lugar de destaque na reflexão filosófica e científica, em função de suas aplicações práticas. Nos últimos anos os odores ganham espaço de investigação, motivando a produção imensurável de produtos: desodorantes, cremes, sabões, incensos, pomadas. Muitos desses vão além da simples função de perfumar. É comum o uso desses produtos em espiritismo e outras seitas para suas cerimônias. Algumas ciências têm usado odores para despertamento de sentimentos e emoções.
A Bíblia trata deste assunto deliberadamente. Em Êxodo, Levítico e Números é usada 37 vezes a expressão “cheiro suave” e o termo incenso é usado 53 vezes nesses mesmos livros. O aroma tinha que permanecer no templo e Deus tinha “um olfato”. Por isso, recuperar a discussão bíblica sobre o olfato é importante para a construção de uma teologia relevante para a humanidade contemporânea. O Salmo 141:2 apresenta a oração como um perfume que sobe até Deus e o comove a agir favoravelmente Em Salmos 42:1-2 Davi compara a sede dele de Deus com um animal dotado de olfato privilegiado que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância. Como também é capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água. Entendemos perfeitamente que O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais; enquanto um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada uma com pelo menos 100 pêlos sensoriais. Porém, Satanás em suas astúcias tem utilizado dos cheiros para contaminar vidas. Ou seja, aproveitado a porta aberta para depositar seus lixos nas pessoas.
A pergunta que eu faço a você é: Se o nosso adversário tem utilizado para contaminar, por que eu e você não usamos para purificar ou santificar? A outra pergunta que nos cabe é: Como usar o olfato para glorificar a Deus? Será que precisamos voltar às práticas do incenso nos cultos? Com certeza NÃO! Mas podemos utilizar SIM o olfato para melhorar o ambiente em nossos templos, como por exemplo, enfeitarmos com flores naturais o templo, o óleo da unção com fragrâncias perfumadas (para as igrejas q têm este costume). Porque comprovadamente, temos a chamada "memória olfativa", isto é, quando passamos por uma experiência relacionada ao odor, registramos em nosso cérebro a experiência relacionada ao cheiro e todas as vezes que sentimos este cheiro nos lembramos da experiência. Eu tenho certeza, que quando os judeus sentiam o cheiro das fragrâncias que havia no templo, eles recordavam de suas experiências marcantes com Deus.
Além do ambiente do templo, precisamos mudar a nossa vida e ás das pessoas ao nosso redor por esta porta. Há dois textos que mim chamou muito atenção. Um foi de Eclesiastes 10:1 onde o sábio Salomão em sua velhice, escreve que uma mosca morta estraga o perfume. O outro é o de Paulo em II Coríntios 2.15 “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem”.
Precisamos saber tambem outra curiosidade sobre o olfato. A sua capacidade adaptativa. Ao sermos expostos a um forte odor, a sensação olfativa que a princípio é intensa, após alguns minutos ou horas, torna-se imperceptível. Por esta e outras razões, devemos redobrar nossa vigilância aos odores da vida e as moscas mortas. Porque somos o BOM PERFUME DE CRISTO entre os da igreja, e os que estão de fora da igreja. Portanto não temos o direito, como servos de Deus, nos estragar e estragar aqueles que estão a nossa volta, por não bater esta porta na cara do diabo e deixar aberta para Deus. Que as nossas vidas atravez das atitudes venham exalar o bom cheiro de Cristo.
Pr. Marcos Ubiraney Brasil
São Carlos – SP

Nenhum comentário: