sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Companheirismo


Lucas 5. 1 – 11

Aquele que participa da vida ou das ocupações de outrem. Esta é a definição que Aurélio em seu dicionário usa para a palavra companheiro. Esta palavra muito conhecido em nosso país porque é um chavão usado pelo o atual presidente.
Este texto nos versos 7 e 9 repete esta palavra. Portanto queremos mostrar segundo o texto a importância e os tipos de companheiro que temos.

Companheiro de bênçãos
Estes são aqueles que você vê quando as bênçãos chegam, são aqueles que você divide as bênçãos, às vezes, esses desaparecem nos momentos das lutas. Observe que no texto os companheiros de bênçãos aparecem quando o milagre aconteceu. E eles são necessários, porque sem eles o barco de Pedro com certeza ia a pique; sem eles talvez, Pedro não tinha força suficiente para puxar as redes; Porem com eles Pedro ao dividir também recebia. Observe o verso 7 que o verbo usado é ajudar. Ou seja, ao mesmo tempo em que eles dividiam o milagre, também recebiam ajuda. ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ". (Atos 20.35 NVI). Lembre que dividir no Reino de Deus sempre precede a multiplicação. Aqui neste texto a divisão dos peixes trouxe a multiplicação dos chamados para salvação e até ministerial. Se você refletir verás que o chamado de Jesus é para Simão (v.10). Porém veja o verso 11 “arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram”. Os companheiro de bençãos eles podem ser alcançados por Deus por intermedio do repartir do milagre. Portanto se você conseguiu identificar algum companheiro de benção na sua vida, onde ele aparece apenas na hora do milagre, se alegre porque quem aprendeu dividir bençãos com certeza desfrutará da multiplicação.

Companheiro de lutas
Este é diferente do anterior, esses estão dentro do barco com você. E muito mais do que isto, ele tá presente nas noites de escasses e frustações. Veja que Pedro ao receber uma palavra de Jesus faz uma declaração importante para identificar os companheiro de luta v.5 Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos... Portanto companheiro de luta é aquele que tá com você antes do milagre acontecer. Posso até imaginar as horas daquela noite as horas passava e nada de peixe e aqueles homens que estavam dentro do barco de Pedro quem sabe dizia a Pedro “vamos lá para o outro lado quem sabe podemos pegar muitos peixes” ou “deixa eu lancar a rede, porque o peixe tá aqui”. O sereno da noite caindo, o cansaço chegando, a frustação de chegar em casa sem peixe se aproximando, e eles lá, não arredaram o pé do barco não deixaram o companheiro sozinho. E o que mais impressiona é o detalhe que lucas registra que havendo desembarcado, lavavam as redes v.2. Da para imaginar depois de uma noite em claro, onde o cansaço, o sono e a frustação é uma realidade. E mesmo assim, todos estavam lavando as redes? Eles poderiam muito bem dizer, Ah... estamos cansad... Deixa isto para depois! Porem eles preferiram lavar as redes porque significava o termino de uma fase ruim e esperança de uma nova fase. Significava equilibrio porque eles tinham em mente que não eram as redes culpadas da escasses de peixe. Significava cuidar do instrumento do qual seria o meio usado para vencer, seja pelo o milagre ou pela pescaria nornal do outro dia.
Por isto querido leitor não esqueça de ser companheiro de lutas e lavar as suas redes, ou o seu instrumento que trará teu milagre. Mostre que você tem fé que esta fase ruim ta passando e que nova fase está se aproximando. Mostra que você é equlibrado e tem plena consciencia de quem é culpado (se houver algum culpado). Mostre que você não é os que fogem quando a coisa aperta. Mostre que você não abandona o barco, e está presente antes do milagre acontecer. Mostra que você faz parte do PTCNA (Partido dos Tô Contigo e Não Abro).
A igreja tem a fama de ser o único exército que tem deixado seus feridos para tráz. Mude esta afirmação! Seja um companheiro de lutas na sua igreja que estar começando, que estar passando por dificuldade, ou do seu pastor que tem enfrentado lutas terríveis, ou do seu irmão que está para desistir de tudo.
Lembre-se que ser companheiro é particiapar da vida. Seja participante das lutas para você ser desfrutador das bençãos e dos milagres de Deus.

Pr. Marcos Ubiraney Brasil
São Carlos – SP.

2 comentários:

Unknown disse...

Háa uma frase do nosse presidente ds Republica LUla que diz assim:(Eu não deixo companheiro no meio da estrada. (…) Eu o considero um grande companheiro porque sempre teve um comportamento de grande companheiro comigo.Getúlio Vargas)E falando do seu texte Pastor você foi mto feliz nesse texto parabéns,gostei muito aprendi muito sobre compenheirismo.

Leandro César disse...

Boa análise de texto meu exegeta...Deus te abençõe...