quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Altar da Adoração


João. 4.3 – 5; 9 – 14; 19 – 20; 23.

O altar tem historia ao decorrer da narração bíblica. Os patriarcas por exemplo, edificavam seus próprios altares e sobre eles ofereciam seus próprios sacrifícios, sem contarem com o recurso de qualquer sacerdócio.
Noé quando sai da arca; Abraão quando chega em Siquém; Isaque e etc.
No entanto depois de Moisés, Deus revelou as especificações acerca de dois altares que deveriam ser usados no Tabernáculo; O altar das ofertas queimadas e o altar do incenso. Contudo, os israelitas não entenderam que altar era mais do que lugar de sacrifício, ou um lugar de apaziguar a ira de Deus, mas era um lugar de invocar o nome do Senhor, era um lugar de se prestar serviço (diaconia) e de uma verdadeira adoração ao Senhor.
O profeta Samuel sabia desta diferença por isso que temos em seu livro 15.22 a declaração “obedecer é melhor que sacrificar”. E Isaias afirma que Deus estava “farto das ofertas hipócritas dos israelitas” (1.11).
Altares profanados, o sacrifício não tinha nenhum valor para Deus. Por isto que Profeta Elias restaura ou repara o altar antes do grande desafio com os profetas de Baal. Porque não se oferece nada a Deus quando o altar está profanado ou destruído. Portanto não se pode oferecer sacrifício ou adoração verdadeira ao senhor sem o altar.
No Novo Testamento o altar em que Deus habita deixou de ser o templo feito por mãos de homens e passou ser o ser humano que invoca o nome do Senhor, porque este ser é obra das mãos do próprio Deus.
O texto que nós lemos além de ser uma espécie de ponte entre o N.T. e o A.T. Esse acontecimento não pode ser entendido sem o A.T. porque faz menção de coisas que sua origem estar no A.T. como:O poço de Jacó; A cidade de Siquém; Uma intriga entre samaritanos e judeus; Brigas religiosas, ou seja, (Gerizim ou em Jerusalém).

Por que devemos restaurar o altar da adoração?

Porque Deus está a procura de verdadeiros adoradores (Jo.4-6)O verbo usado aqui é o mesmo verbo usado em Lc 19.10 “Por que o filho do Homem veio buscar e salvar... o perdido”. e isso é muito importante porque não é apenas uma procura singela e sim uma busca incessante. Com isso podemos afirmar que Deus não apenas estar procurando você, mas também, estar te buscando.
Agora eu entendo o v. 4 deste texto quando diz “era lhe necessário passar por Samaria”.
Segundo o erudito Aurélio Buarque de Holanda Ferreira Necessário é o que deve ser feito, que é totalmente diferente do Obrigado que é o imposto por lei. Se pois o significado da palavra obrigado te leva a praticar porque sofreu ou recebeu uma lei, uma imposição, não acontece o mesmo com a palavra, necessário, você pratica voluntariamente. Jesus voluntariamente passa por Samaria, voluntariamente passa por Siquém ou Sicar, simplesmente, porque Ele tem prazer de procurar e buscar ADORADORES VERDADEIROS. É por isso, que devemos restaurar o altar por que ele está procurando e buscando. Deus não vai dar a busca por encerrada até que encontre você.
A bíblia estar repleta de referências que mostra esta procura de Deus entretanto para judeus e samaritano esta procura é uma nova ordem, porque eles discutiam sobre a preferência de Gerizim ou de Sião, ou seja, onde as pessoas adoram, no entanto, uma nova ordem estava sendo iniciada para qual não é aonde as pessoas adoram a Deus, mas como o adoram.
Quem sabe onde você trabalha ou estuda não foi consagrado para adorar a Deus, mas adore porque você é um achado de Deus.
Mas é bom lembrar que Ele está a procura de verdadeiro adorador. Veremos o falso e o verdadeiro.
O falso adorador É aquele que não se preocupa com o seu altar, vivem como se Deus estivesse apenas na Igreja.
É aquele que oferece fogo estranho no altar.
É aquele que só adora a Deus quando tudo vai bem para ele.
É aquele que está mais interessado ao que Deus tem do que ao que Deus é,
É aquele que diz que o negócio dele é com Deus, desrespeita a esposa, desrespeita o seu líder. Se você não respeita o seu líder que você está vendo vai respeitar Deus que não está vendo?
O verdadeiro adorador é diferenteEle se preocupa em restaurar o seu altar de adoração; com oração, jejum, leitura da palavra, louvor e prestando serviço na casa de Deus;
Ele não oferece fogo estranho por que ele tem azeite de Deus.
Ele é como um Assum-preto canta ainda que os olhos estejam furados.
Ele é aquele que está preocupado apenas com o que Deus é para ele. Porque o que Deus vai lhe dar para ele é resultado.
Ele é aquele que diz que o negócio dele é com Deus e com os homens que Deus os instituiu como lideres sobre ele. Adorar é viver para Deus.

Por que o altar do adorador é habitação de Deus (v.14 – 18)
No verso 14 deste capítulo, Jesus fala de uma água diferente. Não é o líquido natural, incolor, transparente, inodoro e sem sabor, composto de hidrogênio e oxigênio. O chamado H-2 o, mas é um “produto” que é essencial a vida quanto o H-2 o é para o corpo.
Aquela mulher chegou a pensar que aquele dia seria como outro dia qualquer, iria apenas pegar uma água, no poço do seu pai Jacó, simplesmente, para saciar a sede do seu organismo.
No entanto, ninguém consegue ter um dia normal quando encontra com Jesus
Ela encontrou o verdadeiro poço, ou porque não dizer a fonte de Deus, aquela que Isaias 12 a chama de fontes da salvação, e mananciais das águas. Aquela que Ezequiel diz que sai diretamente do trono, e que transforma os desertos da vida em verdadeiros mananciais de águas.
E é bom ressaltar, que esta água jorra no interior das pessoas em que a bebe, e isso é relevante porque se é no interior Ele estar dentro de nós ALELUIA, se estar dentro de nós, então podemos dizer categoricamente, que Ele faz morada em nós e somos habitação DELE. GLORIA DEUS, ALELEUIA!!!!!!!!!!!
Esta mulher não consegue ficar calada ou inerte quando bebe desta água. O altar restaurado é uma explosão nas mãos de Deus. Essa mulher tinha separado cinco famílias, agora depois que dentro dela jorra a água de Deus e Deus está habitando nela ela consegue ligar muitos homens a Cristo. (v.28 – 30; 39 – 42).
Esse é o fato que tem animado homens a praticar os grandes feitos do mundo.
Alexandre, O grande o maior conquistador que o mundo já viu. Ele foi senhor de um império gigantesco e responsável por uma das campanhas militares mais espetaculares da história. Tudo isto porque sua mãe chamada Olímpias esposa do rei Filipe II incutiu em sua cabeça que ele era filho dos deuses.
Este fato de deus estar com ele ou dele se considerar “filho de Zeus” fez com que o mesmo ficasse ousado nas batalhas e conquistas.
Moises só foi um Fleumático, pacato anônimo até Êxodo 3, porque depois da sua experiência no monte Horebe da sarça que ardia, e de ouvir que Deus estava com ele transformou-se em um legislador, um conquistador e revolucionário em uma terra que era a potência da sua época. Tudo isto porque o EU SOU ESTAVA COM ELE.
Gideão se conformou com a opressão midianita só até Deus dizer para ele que ESTAVA COM ELE, A primeira coisa depois de acreditar na presença de Deus que ele fez foi derrubar os altares e os postes-ídolo de baal que estavam na sua cidade.

Conclusão:
Portanto você meu amigo precisa restaurar o altar da adoração porque Ele está te procurando e te levará aos lugares altos; porque Deus quer habitar em você e contigo fazer proezas.
Mas lembre-se que Deus tem muito a fazer em você, mais do que através de você!
Pr. Marcos Ubiraney Brasil
São Carlos – SP.

3 comentários:

montesinai2007 disse...

PARABENS
GRANNNNNNNNNDE BIRA

Unknown disse...

rapaz q inspiracao hein ,meu Deus.....
e verdade temos q esta sempre procurando a conhecer e a adora-ló em espirito e em verdade abracos a todos

Unknown disse...

Olha Pastor Ubiraney,parabéns viu!
Você foi muito feliz nesse seu texto sobre a ADORAÇÃO E ALTAR.Por que isso é verdade,Deus nesses ultimos dias está procurando verdadeiro adoradores que o adorem em espirito e em verdade.E o nosso corpo é o altar do Senhor Deus todo poderoso.