segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Comemora-se o dia dos pais no segundo domingo deste mês. O certo é que para uns é um dia especial porem para outros um dia de desgosto e de traumas. Segundo o dicionário Aurélio Pai é o que tem um ou diversos filhos, um genitor; chefe de uma linha de descendentes ou criador. Ainda segundo o dicionário Priberam além dos termos acima citados tem no sentido figurado Autor. Protetor!, Benfeitor. Infelizmente nem todos podem expressar estes adjetivos quando refere ao seu pai. No entanto, o nosso maior referencial de pai deve ser o Paizão Eterno. O Senhor Jesus nos ensinou na oração modelo em Mateus 6.9 Que Deus é o nosso pai e Isaias tinha certeza desta verdade (Is.63.16). Portanto iremos analisar e descobrir porque Deus é o referencial de Paizão por excelência:

PAIZÃO É:
Amar a todos

Tanto os filhos, quanto as criaturas (amou o mundo). Amor, talvez seja uma das palavras mais usadas e repetidas em nossa geração. Os motivadores de marketing dizem que tem que ter amor no que faz para ter produção e realização. Os escritores de romances dizem que o amor é a força motriz que move os relacionamentos. O amor está tanto em evidência que ele se tornou para alguns uma justificativa para transgredir os ensinamentos bíblicos. Muitos chegam dizer para pecados horrendos “o importante é que eles ou elas se amam”. Quem diria que a essência de Deus seria ‘usada’ para transgredir seus estatutos! Mas o diabo sempre fez isto.
O amor do Paizão é capaz de colocar um sinal em um criminoso para que a sociedade não lixe e o mate. É capaz de parar o universo inteiro para dar vitória sobre uma pequena luta. É capaz de sustentar um mundo que está em podridão só porque tem criaturas que devem se tornar filhos. É capaz de atar suas mãos poderosas quando viu o seu único filho sofrer e morrer por causa da humanidade. Veja que Paulo diz que Ele nos amou quando ainda éramos inimigos dele. Portanto ser pai é amar todos os filhos sem acepção mesmo aqueles que nem sempre faz o que queremos. Porque amar os filhos que são extremamente obedientes é muito fácil isto não precisa ser pai todos fazem isto.

Sacrificar o que tem de melhor (deu seu filho único)

Sacrifício é uma palavra que representa mais do que derramamento de sangue ou do que um ritual religioso. Esta palavra figura esforço, doação, abrir mão do melhor para melhorar o pior. Foi exatamente isto que aconteceu neste versículo. Deus sacrifica seu filho pensando em melhorar o que não tinha jeito. A humanidade estava indo de mal a pior, mas, brilhou uma grande luz em meio às densas trevas. Oh glória!
O esforço de Deus é tão evidente que quando seu filho está na cruz sente um desprezo que até então NUNCA TINHA SENTIDO. E até havia ensinado que Ele não desamparava. Talvez a dor de Deus foi muito maior que a de Cristo. Posso lembrar de um episódio que aconteceu comigo quando estava implantando uma igreja no interior da Bahia. Certo cidadão ameaçou–me dizendo você sabe que seus filhos vão a escola. Esta ameaça mim levou a noites mais longas, a jejuns e a angustias. Agora dá para você imaginar ver o filho único sendo esmurrado, escarnecido, chicoteado, cuspido, passando pelas mais vergonhosas punições e castigos e saber que o seu queridinho não deve nada e você pode interferir e não fazer nada? Isto é esforço ou não é?
Portanto ser pai é sacrificar pelos seus filhos, pelos os que estão sob sua criação. E sacrificar aqui é se esforçar, é dar o melhor que temos. Você tem dado o melhor de você para seus filhos ou para os seus enteados?

Ter esperança que seu esforço terá resultado

Medite nesta frase “para que todo aquele que nele crê” O paizão se esforçou dando o seu melhor (seu filho) e já está acreditando, ou tendo esperança que este esforço não será em vão, haverá resultados, ou seja, homens e mulheres crerão e serão beneficiados. Sairão do caminho errado, de perdição e morte e encontrarão o caminho da vida eterna. Dos vários termos que expressam a palavra esperança o que tem mais rico sentido é elpis (grego) que incluem a idéia de “objeto esperado” ou “as boas coisas esperadas”. Deus espera coisas boas dos seus filhos. Aqui por outro lado traz uma responsabilidade para os filhos. Os filhos precisam corresponder com boas coisas. Filhos atentem para o que Deus já falou honre seu pai e sua mãe e terá longevidade. Porque o pai tanto o celeste quanto o terreno espera.
Então ser pai é ter esperança que todo esforço feito será recompensado. Isto entra na contra mão de muitas frases que já ouvi como “ele não tem jeito” “esse é assim mesmo” “este é ovelha negra da família” “nem diga que você é meu filho” estas frases são mais comum que imaginamos. Portanto, ser pai é lutar e se esforçar, e ter certeza que Deus vai dar o resultado. Ser pai é entender que conquista só vem antes de luta ou de esforço só no dicionário. Portanto pai tenha como referencial o Paizão de João 3.16


Pr. Marcos Ubiraney Brasil
São Carlos – SP.

3 comentários:

montesinai2007 disse...

Só um paizão para escrever um texto desses. Valeu Bispo

montesinai2007 disse...

PASTOR
Tudo estava indo bem enquanto eu navegava em seu blog até me deparar com um suposto escudo, de um suposto clube de futebol, rsrsrsrrs
NINGUEM É PERFEITO

Leandro César disse...

Bom Estudo...bastante simples, porém bem teológico....