segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mulher no PCC de Deus


Por que a matéria prima usada para a criação da mulher foi a mais polida? Por que ela foi a última da criação divina? Estas perguntas levam-nos a pensar acerca deste ser tão importante que é a mulher. Um ser que em algumas culturas era tratado como objeto do homem. Era vista como parte do PCC dos homens, ou seja, tinha a missão de Procriar, Cozinhar e Calar-se. Quem não se lembra das comédias do personagem humorístico Chico Anísio, intitulado “Nazareno”, com seu chavão humilhante “Caaalada”. O sucesso deste personagem era apenas um reflexo do comportamento da própria sociedade machista.
Talvez as perguntas acima esclareçam algumas realidades nos tempos hodiernos que mostraremos a seguir. A mulher, mais do que ninguém, foi muito reprimida, humilhada, explorada, incompreendida, rejeitada, desvalorizada e discriminada. No entanto, ela tem conquistado seu espaço, desbravado campos que às vezes nem foram explorados. O cantor Erasmo Carlos já cantava: “dizem que a mulher é um sexo frágil, mas que mentira absurda” A resistência da mulher, mais do que cantada deve ser hoje também reconhecida. Podemos dizer que um ser para resistir e superar tudo isto precisava ser feito de uma matéria prima “mais polida”.
Quanto a ser criada por último, devemos lembrar que último na Bíblia pode simbolizar privilégio. Jesus disse que “os últimos serão os primeiros”, Mateus 19: 30b. O profeta Joel diz que nos “últimos dias Deus derramaria do seu Espírito sobre toda a carne”. A importância da mulher é indubitavelmente hiperbólica e imensurável no seio da igreja do Senhor Jesus. Por isso, foi criada por último, não porque foi desprezada, e sim, porque Deus viu que o mundo e o homem não poderiam continuar sem ela. “Disse Deus, não é bom que o homem esteja só”, Gênesis 2: 18.
Portanto, não há dúvida de que a mulher foi criada para o PCC de Deus, isto é, PRODUZIR, CONTRIBUIR, E CONQUISTAR. Produzir com prazer para si e para sua família; Contribuir com alegria nos projetos da humanidade e do Reino de Deus; e Conquistar com amor e motivação, ao lado de seu companheiro os alvos pré-estabelecidos na família, na igreja e na sociedade. Por esta e muitas outras razões é que o sábio Salomão escreveu “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. [...] a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” (Provérbios 31: 10 e 30b. Que Deus abençoe a todas as mulheres.
Pr. Marcos Ubiraney Bulhões
São Carlos, SP

Um comentário:

Unknown disse...

adorei,as mulheres merecem,e essa palavra veio do coração de Deus.bjs