sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PORTAS ABERTAS



OLFATO

Esta porta é mais escancarada. (LEIA ANTES A PRIMEIRA PORTA, O PALADAR) Porque se o paladar precisa das mãos ou outro membro, não acontece o mesmo com o olfato. Entretanto há uma relação entre os dois. Os cheiros liberado pelos alimentos que ingerimos atingem as células olfatórias, fazendo com que o gosto dos alimentos seja uma combinação entre sabores e aromas, estimulando as células olfatórias, e o paladar, liberando uma maior quantidade de saliva.
No mundo contemporâneo, o olfato volta a ocupar lugar de destaque na reflexão filosófica e científica, em função de suas aplicações práticas. Nos últimos anos os odores ganham espaço de investigação, motivando a produção imensurável de produtos: desodorantes, cremes, sabões, incensos, pomadas. Muitos desses vão além da simples função de perfumar. É comum o uso desses produtos em espiritismo e outras seitas para suas cerimônias. Algumas ciências têm usado odores para despertamento de sentimentos e emoções.
A Bíblia trata deste assunto deliberadamente. Em Êxodo, Levítico e Números é usada 37 vezes a expressão “cheiro suave” e o termo incenso é usado 53 vezes nesses mesmos livros. O aroma tinha que permanecer no templo e Deus tinha “um olfato”. Por isso, recuperar a discussão bíblica sobre o olfato é importante para a construção de uma teologia relevante para a humanidade contemporânea. O Salmo 141:2 apresenta a oração como um perfume que sobe até Deus e o comove a agir favoravelmente Em Salmos 42:1-2 Davi compara a sede dele de Deus com um animal dotado de olfato privilegiado que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância. Como também é capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água. Entendemos perfeitamente que O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais; enquanto um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada uma com pelo menos 100 pêlos sensoriais. Porém, Satanás em suas astúcias tem utilizado dos cheiros para contaminar vidas. Ou seja, aproveitado a porta aberta para depositar seus lixos nas pessoas.
A pergunta que eu faço a você é: Se o nosso adversário tem utilizado para contaminar, por que eu e você não usamos para purificar ou santificar? A outra pergunta que nos cabe é: Como usar o olfato para glorificar a Deus? Será que precisamos voltar às práticas do incenso nos cultos? Com certeza NÃO! Mas podemos utilizar SIM o olfato para melhorar o ambiente em nossos templos, como por exemplo, enfeitarmos com flores naturais o templo, o óleo da unção com fragrâncias perfumadas (para as igrejas q têm este costume). Porque comprovadamente, temos a chamada "memória olfativa", isto é, quando passamos por uma experiência relacionada ao odor, registramos em nosso cérebro a experiência relacionada ao cheiro e todas as vezes que sentimos este cheiro nos lembramos da experiência. Eu tenho certeza, que quando os judeus sentiam o cheiro das fragrâncias que havia no templo, eles recordavam de suas experiências marcantes com Deus.
Além do ambiente do templo, precisamos mudar a nossa vida e ás das pessoas ao nosso redor por esta porta. Há dois textos que mim chamou muito atenção. Um foi de Eclesiastes 10:1 onde o sábio Salomão em sua velhice, escreve que uma mosca morta estraga o perfume. O outro é o de Paulo em II Coríntios 2.15 “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem”.
Precisamos saber tambem outra curiosidade sobre o olfato. A sua capacidade adaptativa. Ao sermos expostos a um forte odor, a sensação olfativa que a princípio é intensa, após alguns minutos ou horas, torna-se imperceptível. Por esta e outras razões, devemos redobrar nossa vigilância aos odores da vida e as moscas mortas. Porque somos o BOM PERFUME DE CRISTO entre os da igreja, e os que estão de fora da igreja. Portanto não temos o direito, como servos de Deus, nos estragar e estragar aqueles que estão a nossa volta, por não bater esta porta na cara do diabo e deixar aberta para Deus. Que as nossas vidas atravez das atitudes venham exalar o bom cheiro de Cristo.
Pr. Marcos Ubiraney Brasil
São Carlos – SP

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sequência de estudo sobre PORTAS ABERTAS


Este estudo é uma seqüência de cinco estudos e convido a você amado leitor acompanhá-los para que você tenha conhecimento das verdades de Deus nesta área.
O corpo humano é uma construção, onde Deus fez cinco portas. Por isso convoco você a deixar abertas suas portas para Deus, mas fechar as portas para o diabo. Lembre-se o titulo destes estudos é portas abertas, ou seja, elas estão abertas e precisam ser fechadas, se não, você não tem controle de quem estar entrando e o que já entrou. Todo homem e toda mulher têm estas portas abertas. Estas são as únicas portas, pelas quais, Deus ou o Diabo entra na sua vida. Então a responsabilidade que eu e você temos é muito grande. Mas nós seremos instruídos para bater a porta na cara do diabo EM NOME DE JESUS. Portanto estudaremos uma a uma para que não sejamos ignorantes a cerca deste assunto.

PALADAR
É a Parte superior da cavidade bucal, mas também, são um dos cinco sentidos dos animais ou seja, é a capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Existem 5 gostos básicos: o amargo, o ácido, o salgado, o doce e o umami (A palavra umami é de origem japonesa e pode ser traduzida como delicioso ou saboroso).
A função do PALADAR no nosso corpo é muito importante e fundamental para o equilíbrio. Por exemplo, quando estamos resfriados, a comida nos parece sem sabor, embora o seu paladar continue presente. Perdendo o paladar, automaticamente, perde-se o apetite e consequentemente, o corpo estará mais vuneravel as doenças.
É de extrema importância para uma alimentação saudável, estimular o paladar a detectar os sabores “originais” dos alimentos, principalmente na infância, para que seja menor a necessidade de acréscimo de açúcar, sal e condimentos industrializados.
Você já se perguntou por que as crianças levam tudo para a boca? É através da boca que as crianças começam a tomar conhecimento das coisas. Também é com a boca que ele estabelece o melhor contato com a mãe, na amamentação.
A saúde do corpo é consequência de uma boa degustação de alimentos ou do paladar. A Bilbia Sagrada deixa claro que a palavra de Deus é o nosso alimento principal (Salmo 119.103; Mateus 4.4) e precisamos destinguir os cinco sabores nela. O amargo da dessobediência, o ácido do orgulho, o salgado do arrendimento, o doce da obediência a palavra de Deus e umami da presença de Deus na vida humana. Pois seu paladar é importante para sua saúde espiritual, por isso você deve cuidar em fazer seu cardápio segundo as Escrituras Sagradas. Entre na cozinha de Deus, (a Bíblia) faça seu prato e deguste intensamente e nunca deixe se fartar. Porque o alimento de Deus não empanturra e nem faz mal aqueles que têm fome dele.
Portanto bata a porta na cara do diabo. Não degustando de nada que ele te oferece. Rejeitando todo prato de lentilha. No restaurante de Deus as comidas têm todas as fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais necessários para uma vida saudável.
Santo Agostinho já dizia: "Comemos para viver e não vivemos para comer".

LEMBRANDO A VOCÊ QUE NO PRÓXIMO ESTUDO FALAREMOS DO OLFATO. OUTRA PORTA QUE PRECISAMOS BATER NA CARA DO DIABO.

Pr Marcos Ubiraney Brasil

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

De longe, o que o Senhor vê em nós? De perto, o que Ele encontra?


Há uma estreita ligação entre o que Jesus fez com a figueira e o que fez com os vendilhões do templo. As duas histórias aparecem juntas no Evangelho segundo Marcos (11.12-19). No primeiro caso, Jesus secou a figueira porque de longe ela aparentava ter frutos e não os tinha. No segundo caso, Ele expulsou os vendilhões porque o templo deveria ser casa de oração para todos os povos e não o era.

Um dos piores inimigos da fé evangélica é o processo de mercantilização da fé com todos os seus derivados. Esse processo cresce e está vigoroso em nosso meio. No entanto isso só produz folhas e não frutos. O Senhor virá procurar por frutos e só encontrará folhas. Esta figueira será e já está julgada!

Uma espiritualidade que faz pouco caso da revelação contida nas Escrituras acaba se tornando uma capa religiosa para um sistema que transforma a casa de oração para todos os povos em covil de ladrões!

Estamos diante de uma realidade na qual as aparências enganam. O que parece frondoso à distância, pode se mostrar enganoso de perto. O templo que parecia ativo em sua função de ser o lugar onde o nome de Deus era invocado revelou-se em uma aberração espiritual e moral.

Vamos nos perguntar: De longe o que o Senhor Jesus vê em nós? De perto, o que Ele encontra?

À medida que esta entidade “mercado”, com seus valores e paradigmas, aperfeiçoa seu funcionamento e sofistica sua capacidade de formar paradigmas, ela estende seus tentáculos sobre cada esfera da vida humana, inclusive sobre nós, na igreja. O que nos deixa perplexos é a nossa incapacidade de discernir esse processo. É como a rã na chaleira, que vai se adaptando à temperatura da água sem perceber que corre o risco de explodir com a intensidade do calor. Assim, a igreja brasileira está absorvendo valores e objetivos que ameaçam sua obediência a Cristo. Isso está nos levando a um ajuste tão fino com a realidade circundante, que a diferença entre mundo e igreja se torna apenas retórica. O resultado é que estamos trazendo para o “templo” um sistema idolátrico com cara de piedade evangélica. Este é o mal mais terrível — o mal com cara de bem.

Até quando, como igreja, vamos dar boas-vindas, de forma acrítica, a toda e qualquer novidade que bate à nossa porta pelo simples fato de ser mais uma novidade? Até que ponto o mercado se tornou o eixo da espiritualidade evangélica? Será que também estamos dando um rosto de piedade àquilo que ofende a santidade de nosso Deus?



Ziel Machado, casado, três filhos, foi secretário nacional da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) por 12 anos e atualmente é secretário regional do movimento para a América Latina. É historiador e membro da equipe pastoral da Igreja Metodista Livre – Concílio Nikei, em São Paulo. ziel@uol.com.b

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O fruto do trabalho de George Washington Carver



Infinitas plantações de algodão haviam sugado os nutrientes do solo sulista. Os fazendeiros pós-guerra civil enfrentaram uma terra arrasada e uma plantação devastada. George Washington Carver, um professor no Instituto Tuskegee do Alabama, ofereceu uma solução. Mudar a cultura e restaurar nitrogênio e fertilizante ao solo. Cultivar batata-doce, feijão-de-corda, soja e, acima de tudo, amendoim. Mas Carver não conseguiu convencer os fazendeiros.

Foi necessário que casulos de besouros o fizessem.

Saindo do México, eles se deslocaram em enxame, através do Texas, e entraram na Louisiana e no Mississipi. Por volta de ') 1915, o inseto consumidor de algodão havia atingido o Alabama. Carver viu a praga como uma oportunidade. "Queimem o seu algodão infestado", ele declarou, "e plantem amendoim."

Mas quem os compraria?

Uma viúva idosa bateu à porta de Carver. Depois de plantar e colher o amendoim, tinha centenas de quilos sobrando. Ela não estava sozinha. Carver descobriu celeiros e armazéns abarrotados, de amendoim. Estava estragando nos campos por falta de um mercado.

Anos depois ele se lembrou de como se retirou para o seu lugar favorito na mata; buscando a sabedoria de Deus.

— Ó, Deus, por que fizeste este universo? — ele exclamou. — Você quer saber demais para esta sua mente pequena. Pergunte-me algo que seja do seu tamanho — o Criador respondeu. Então eu disse: — Querido Senhor, diga-me, o homem foi feito para quê? — Homenzinho, você ainda está pedindo mais do que pode controlar. Abrevie a extensão do seu pedido e melhore o intento. Então, fiz a minha última pergunta: — Senhor, por que fizeste o amendoim? — Assim está melhor — respondeu. E me deu um punhado de amendoins e voltou comigo para o laboratório, e juntos nos pusemos a trabalhar.'

Trabalhando dia e noite, Carver despedaçou o amendoim e libertou a química mágica que transformaria o prejuízo em lucro. Em menos de cinco anos, a produção de amendoins transformou o seu território do Alabama em uma das áreas mais ricas do Estado. Durante toda a sua vida, Carver extraiu mais de trezentos produtos do amendoim.

Esta parte fala sobre você encontrar o seu amendoim — a tarefa feita sob medida que honra a Deus, ajuda os outros e emociona você.
- Max Lucado em “Quebrando a Rotina” Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 21-22.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SUPERAÇÃO


Elias é um profeta que foi e sempre será respeitado em Israel. É a referencia de profeta no A.T. no cap. 18 de I Reis narra um fato interessante sobre este tema proposto. Superação de um homem frente a uma nação quase inteira. Ou o "grande duelo dos titãs"
Primeiro precisamos aprender o que não é superação.
Superação não é VITÓRIA A QUALQUER CUSTO, porque vencer os mais fracos, em alguns casos, chega ser até covardia e em outros, obrigação. NÃO É SER TEIMOSO. Aqui estamos em uma linha extremamente tênue. Porque as vezes, a atitude se confunde com a teimosia. Para entender melhor é só lembrar da seleção brasileira na Copa do Mundo. Nem tão pouco, PENSAR GRANDE, porque existem muitos homens e mulheres em consultórios de psicanalistas e psiquiatras com suas frustrações, porque a vida não pode acompanhar seus planos, ficando Km atrás dos seus sonhos. Isto é, eles pensaram grandes, mas vivem numa vida medíocre.

Então o que é superação?

Superação é poder fazer acontecer com as ferramentas que temos em mãos.

Sempre digo para os meus filhos que quando a gente não pode se destacar pelo QI devemos se destacar pelo esforço. Nunca tive um QI elevado, mas sempre procurei ser respeitado pela dedicação que empenho naquilo que faço.
Elias é um bom exemplo, veja que a ferramenta que ele tem naquele momento é a fé. Alguns dos profetas já tinham morrido, outros tinham se corrompido e a idolatria estava vencendo a nação pela influencia incontestável da rainha Jesabel. O que lhe restou foi o tira teima do Deus verdadeiro. Mas para isto, era lhe necessário desafiar 450 homens. Se desafiar um homem precisa de coragem, já desafiar 450 homens, precisa de SUPERAÇÃO.
Então meu caro leitor, o que você tem em suas mãos de ferramenta para fazer acontecer? QI elevado? Estratégia eficiente? Um pistolão forte? Ou uma fé inabalável em um Deus infalível? Seja qual for tua ferramenta, eu te desafio utilizá-la AGORA. E deixo um conselho, faça como o profeta Elias use a fé para desafiar todos os teus inimigos. Porque tenho certeza que mil caíram do teu lado e dez mil a tua direita e tu não serás atingido... e toda arma forjada contra ti, não prosperará...
Portanto não seja expectador da vida, mas seja um agente ativo da sua história. Como diz a musica “quem sabe, faz a hora acontecer”. Você não é fruto do destino, mas o seu "destino" é fruto do uso das tuas ferramentas. Pois a vitória que vence o mundo é a nossa fé.
Dizem que o impossível está a um passo da nossa superação, a partir do momento que nos superamos, algo impossível se realiza. Então o que é impossível para você? Se você acredita mesmo em impossível, então você precisa apenas SE SUPERAR! Ou seja, trabalhe da melhor forma possível, independente do que pensam ou falem de você. Vá além do que os outros acham que você é capaz.
CRISTO É SUPERAÇÃO! A PALAVRA DE DEUS LHE REMETE Á SUPERAÇÃO! DEUS É O DEUS DA SUPERAÇÃO.
PORTANTO O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AI NESTA SUA VIDA?
LEMBRE-SE superação não é uma opção é uma ferramenta insubstituível para os vencedores.
SE SUPERE!!! E SEJA BEM VINDO AO TIME DOS VENCEDORES!


Pr. Marcos Ubiraney Brasil
São Carlos – SP

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Companheirismo


Lucas 5. 1 – 11

Aquele que participa da vida ou das ocupações de outrem. Esta é a definição que Aurélio em seu dicionário usa para a palavra companheiro. Esta palavra muito conhecido em nosso país porque é um chavão usado pelo o atual presidente.
Este texto nos versos 7 e 9 repete esta palavra. Portanto queremos mostrar segundo o texto a importância e os tipos de companheiro que temos.

Companheiro de bênçãos
Estes são aqueles que você vê quando as bênçãos chegam, são aqueles que você divide as bênçãos, às vezes, esses desaparecem nos momentos das lutas. Observe que no texto os companheiros de bênçãos aparecem quando o milagre aconteceu. E eles são necessários, porque sem eles o barco de Pedro com certeza ia a pique; sem eles talvez, Pedro não tinha força suficiente para puxar as redes; Porem com eles Pedro ao dividir também recebia. Observe o verso 7 que o verbo usado é ajudar. Ou seja, ao mesmo tempo em que eles dividiam o milagre, também recebiam ajuda. ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ". (Atos 20.35 NVI). Lembre que dividir no Reino de Deus sempre precede a multiplicação. Aqui neste texto a divisão dos peixes trouxe a multiplicação dos chamados para salvação e até ministerial. Se você refletir verás que o chamado de Jesus é para Simão (v.10). Porém veja o verso 11 “arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram”. Os companheiro de bençãos eles podem ser alcançados por Deus por intermedio do repartir do milagre. Portanto se você conseguiu identificar algum companheiro de benção na sua vida, onde ele aparece apenas na hora do milagre, se alegre porque quem aprendeu dividir bençãos com certeza desfrutará da multiplicação.

Companheiro de lutas
Este é diferente do anterior, esses estão dentro do barco com você. E muito mais do que isto, ele tá presente nas noites de escasses e frustações. Veja que Pedro ao receber uma palavra de Jesus faz uma declaração importante para identificar os companheiro de luta v.5 Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos... Portanto companheiro de luta é aquele que tá com você antes do milagre acontecer. Posso até imaginar as horas daquela noite as horas passava e nada de peixe e aqueles homens que estavam dentro do barco de Pedro quem sabe dizia a Pedro “vamos lá para o outro lado quem sabe podemos pegar muitos peixes” ou “deixa eu lancar a rede, porque o peixe tá aqui”. O sereno da noite caindo, o cansaço chegando, a frustação de chegar em casa sem peixe se aproximando, e eles lá, não arredaram o pé do barco não deixaram o companheiro sozinho. E o que mais impressiona é o detalhe que lucas registra que havendo desembarcado, lavavam as redes v.2. Da para imaginar depois de uma noite em claro, onde o cansaço, o sono e a frustação é uma realidade. E mesmo assim, todos estavam lavando as redes? Eles poderiam muito bem dizer, Ah... estamos cansad... Deixa isto para depois! Porem eles preferiram lavar as redes porque significava o termino de uma fase ruim e esperança de uma nova fase. Significava equilibrio porque eles tinham em mente que não eram as redes culpadas da escasses de peixe. Significava cuidar do instrumento do qual seria o meio usado para vencer, seja pelo o milagre ou pela pescaria nornal do outro dia.
Por isto querido leitor não esqueça de ser companheiro de lutas e lavar as suas redes, ou o seu instrumento que trará teu milagre. Mostre que você tem fé que esta fase ruim ta passando e que nova fase está se aproximando. Mostra que você é equlibrado e tem plena consciencia de quem é culpado (se houver algum culpado). Mostre que você não é os que fogem quando a coisa aperta. Mostre que você não abandona o barco, e está presente antes do milagre acontecer. Mostra que você faz parte do PTCNA (Partido dos Tô Contigo e Não Abro).
A igreja tem a fama de ser o único exército que tem deixado seus feridos para tráz. Mude esta afirmação! Seja um companheiro de lutas na sua igreja que estar começando, que estar passando por dificuldade, ou do seu pastor que tem enfrentado lutas terríveis, ou do seu irmão que está para desistir de tudo.
Lembre-se que ser companheiro é particiapar da vida. Seja participante das lutas para você ser desfrutador das bençãos e dos milagres de Deus.

Pr. Marcos Ubiraney Brasil
São Carlos – SP.